Um dos grandes dilemas da maquiagem para as mulheres é como escolher a base ideal para sua pele. Base líquida, compacta, em bastão, mineral... São muitas formas, cores e texturas, e nem sempre a mais fácil de usar é a que oferece o efeito desejado. Por isso, escolha a base de acordo com as necessidades de sua pele.

Tipos de Base

Base líquida
É indicada para todos os tipos de pele, de normal à seca. Lembrando que as mais hidratantes são melhores para peles secas e as de acabamento matte para peles oleosas.

Compacta
Por possuir uma textura mais grossa, sua cobertura é considerada leve a média, e é mais indicada para peles oleosas, pois o efeito de acabamento matte do pó ajuda a disfarçar o brilho excessivo.

Em bastão
A base compacta e a em bastão geralmente tem a mesma função. Elas oferecem uma cobertura eficiente para quem tem mais imperfeições na pele e precisa cobrir ou uniformizar sem marcar. A versão em bastão é versátil por ter consistência cremosa.

Mineral
O pó mineral funciona melhor nas peles mais jovens, pois é uma opção de baixa cobertura. Como não leva óleo em sua composição, é uma base indicada para peles oleosas ou mistas. A coloração e a cobertura são eficientes e discretas.